top of page
CAMELO.png

CAMELO I

    Com o início da equipe em 2013, a euforia em começar logo a construção do primeiro carro só aumentava. Foi assim que o Camelo 1, aposta da equipe para a Competição Nacional e Regional de 2015, surgiu e começou a ser projetado em outubro de 2014. O prazo era curto, mas o carro enfim saiu do papel em março de 2015, e estava pronto para competir. 

    Entretanto, a reprovação na Prova de Segurança encurtou sua participação na Nacional daquele ano, e, consequentemente, não pôde competir nas provas seguintes. Ainda assim, a equipe conquistou o título de “Equipe Fair Play”, pelo espírito esportivo, além da experiência, motivação e novas ideias para aprimorar o seu veículo até as próximas competições. 

    Depois disso, o Regional Sudeste de 2015 foi mais bem sucedido, já que o Camelo I competiu as provas e a Equipe estava mais bem preparada. Assim, conquistou-se a 24ª posição geral.

    A partir desse momento, ao voltar para a oficina improvisada da equipe em Macaé, todos estavam empenhados e focados em aprimorar o desempenho do Camelo 1 para o Nacional 2016. Isso porque essa seria sua última competição, já que a SAE determina que validade competitiva dos protótipos é de 2 anos. Para isso, foram realizados ajustes cruciais no veículo, testes e análises das experiências adquiridas nas duas competições anteriores.

    Dessa forma, com garra e um trabalho incansável da Equipe em busca de melhores resultados, o Camelo 1 ganhou o troféu de 1º lugar na prova de tração no Nacional de 2016, tendo seu melhor desempenho até então, terminando na 43ª posição geral entre os 73 carros.

    Assim, a carreira do Camelo 1 chegou ao fim, com muita experiência, emoções e conquistas,  dando espaço, então, para o próximo protótipo baja da equipe, o Camelo 2.

CAMELO II

    O projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2016 com o objetivo de substituir o Camelo 1, aprimorando as falhas que foram identificadas nas competições e garantindo melhores resultados nas competições. Seus principais diferenciais são: 

  • Sistema de suspensão independente, diferente do Camelo 1 que tinha um sistema de suspensão dependente no eixo traseiro;

  • Sistema de redução por engrenagens, diferente da redução do Camelo 1 que era feita por meio de corrente.

   Com isso em mente, o objetivo da equipe era estreá-lo no próximo Nacional, colocando o prazo do projeto para janeiro/fevereiro de 2017. Contudo, devido à falta de todo tipo de recurso e alguns imprevistos, a parte estrutural, essencial ao carro e aos outros setores, não ficou pronta até o final de 2016. 

    Sendo assim, o carro não estava preparado para as Competições de 2017. Porém, a Equipe não desanimou. Trabalhando muito, conseguiu deixá-lo pronto para o Nacional 2018. Sua primeira competição ficou marcada por muitos obstáculos e imprevistos, como o cisalhamento da caixa redutora. Mesmo assim, intensificou nos membros o sentimento de pertencimento à Família Ali Babaja e a motivação para seguir melhorando o Camelo II atrás de resultados e quebra de recordes.

   Visando organizar melhor a equipe para as próximas competições, definiram-se prazos e testes a serem feitos com o novo carro. Desse modo, houve um melhor preparo do Camelo 2 para o Regional 2018 e competições seguintes, o que garantiu conquistas importantes para a Equipe Ali Babaja, tais como:

  • Competir as Provas Dinâmicas pela primeira vez no Regional 2018;

  • Completar 11 voltas no Enduro;

  • Concluir a prova de Suspensão e Tração em dois Regionais consecutivos (2018 e 2019), conquistando seu espaço no grupo das 6 e 11 equipes que finalizaram a prova, respectivamente, de 31 competidoras;

  • Quebra do recorde de voltas no enduro: de 5 para 23 voltas no Nacional 2019, mesmo após o semi-eixo ter rompido ter sido fixado com black tape;

  • 11º lugar na prova de Retomada no Regional 2019, a qual foi completada por apenas 14 carros;

  • O 46º lugar geral de 87 equipes no Nacional 2019, mesmo não participando das Provas Dinâmicas por causa de uma falha no motor;

  Em suma, foram 2 anos de conquistas, aprendizados e aperfeiçoamento do Camelo 2, que serão utilizados na concepção do próximo protótipo da Equipe Ali Babaja, o Camelo 3.

CAMELO III

   Ainda em fase de desenvolvimento, o Camelo III começou a ser projetado pela Equipe Ali Babaja em março de 2019. É a aposta da Equipe para superar o Camelo 1 e 2 em desempenho, ergonomia e eficiência, contando com novas inovações mecânicas e tecnológicas, a fim de garantir resultados cada vez melhores nas  competições. 

 Em breve mais novidades!

© 2023 por Ali Babaja. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page